Valores Efetivos
Os impostos e taxas compensáveis configurados terão suas eventuais diferenças apuradas e compensadas no próximo recibo. Ou seja, caso você tenha gerado o recibo antes de saber o valor real(efetivo) do encargo, esta ferramenta irá te ajudar a contabilizar esta diferença para que ela seja sinalizada no próximo recibo.
1- Cadastrar valor efetivo: No módulo "Cobrança de Locações", na aba "4.Informação de Recibos", você deverá selecionar o recibo que deseja e clicar em [Valores Efetivos].
Será aberta uma nova janela mostrando o encargo e seu respectivo valor que foi cobrado no recibo atual(1). Caso o valor do encargo seja o mesmo do cobrado(2), basta apertar a tecla F2 no campo "Valor efetivo"(3) para repetir o valor e clicar em [Confirmar](5). Caso o valor efetivo seja diferente do valor cobrado, você deve digitá-lo no campo "Valor efetivo"(3) e a diferença irá aparecer automaticamente no campo "A Compensar"(4). Após conferir se a diferença está correta, clicar em [Confirmar](5).
- Neste exemplo estamos simulando que o valor do condomínio cobrado ao inquilino foi de $150 quando na verdade o valor que deveria ser cobrado(efetivo) é $220. Logo, gera uma diferença de $70 que deverá ser cobrada ao inquilino no recibo do próximo mês.
2- Inclusão no "Contas a Pagar": Após clicar em [Confirmar] aparecerá uma nova janela para que você possa lançar esse valor diretamente ao Contas a Pagar. Clique em [SIM].
Será aberta uma janela para inclusão do lançamento no contas a pagar com praticamente todas as informações preenchidas. Você terá apenas que preencher o campo "Data de Vencimento"(1) e clicar em [Confirmar](2) para finalizar o processo.
Assim que você for pagando os condomínios é só ir dando baixa no contas a pagar.