Rateio por fração ideal de terreno
A primeira parte é cadastrar as unidades do condomínio com essa informação. Para isso devemos ir no Módulo "Cobrança de Condomínios" e acessar a aba "2.Unidades". Se as unidades já foram previamente cadastradas basta selecionar uma de cada vez e clicar no botão [Alteração] e caso seja um condomínio novo devemos clicar em [Inclusão]. Para saber sobre cadastro de Unidades clique aqui Cadastro de Unidades
Ao abrir a janela com as informações de cada unidade, devemos clicar na aba "Avançado(ZC)"(1). O campo "Fração"(2) deverá ser preenchido com o resultado do cálculo feito pela administradora.
Após todas as unidades serem devidamente preenchidas, poderemos verificar a relação das mesmas com suas devidas frações(1). É importante confirmar no final da página que a soma das frações esteja dando 1,0000000(2).
Neste exemplo apenas uma unidade (a unidade 6) terá uma fração maior que as outras.
Após o cadastro das unidades é hora de utilizar o rateio global para cobrar as unidades. Neste caso o rateio utilizado foi o do condomínio. Para saber sobre cadastro de rateio global acesse Rateios Globais. Abaixo veremos os detalhes do rateio global CONDOMINIO que foi criado. Ele foi dividido para todas as unidades do condomínio(1) utilizando a opção de fração sem re-rateio(2).
Ao gerar os recibos utilizando o rateio global condomínio, podemos verificar a diferença nos valores entre a unidade que foi cadastrada com uma fração maior(1) e as unidades que possuem a mesma fração(2).
Para finalizar, mostraremos abaixo 2 recibos gerados: Um da unidade com fração menor e outro da unidade com a fração maior. Os quadros 1 nas figuras sinalizam a fração informada no cadastro das unidades, e os quadros 2 os valores cobrados pelo rateio global.